Anno Mundi e Anno Domini e sua inter-relação

Anno Mundi : Comecemos pelo ano zero, quando Deus criou Adão e Eva, conforme Gênesis (Gn) 1:26-27: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.

Anno Domini:  Forma abreviada A.D., é uma expressão utilizada para marcar os anos seguintes ao ano 1 do calendário mais comumente utilizado no Ocidente, designado como “Era Cristã” e se refere aos anos após  o nascimento de Cristo .

A Bíblia pode ser quase toda datada baseando-se nos eventos nela registados. Datando e somando os principais eventos bíblicos, chegamos ao Anno Mundi 3896 quando encontramos o ano 1 de nossa era. Para chegar ao número 3896 usasse os relatos de Mateus que reporta a árvore genealógica de Abraão até Jesus (Mt 1:1-17), e Lucas que descende a linhagua até Adão Lc 3:23-38), criado por Deus. A Biblia nos fornece as datas de nascimento e morte de todos. Só somar.

Veja um exemplo : quando contamos 1656 anos desde Adão até o dilúvio, calculamos o ano Gregoriano correspondente subtraindo 3896 de 1656, resultando -2240, número negativo que corresponde ao tempo antes de Cristo, portanto, o Anno Mundi 1656, ano do dilúvio, correspondente ao ano 2240 AC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s